Ao falar em plano de saúde empresarial sabemos que, quanto mais possibilidades o plano oferecer, maior será o custo. No entanto, quando o benefício afeta diretamente na qualidade de vida da sua equipe, torna-se um investimento que vale a pena. E, para facilitar o processo de escolha do plano de saúde ideal para a sua companhia, separamos 7 passos para contratar o plano de saúde empresarial.
1. Decida qual será a operadora
Operadoras são pessoas jurídicas, registradas na Agência Nacional de Saúde (ANS) que podem administrar, comercializar ou disponibilizar planos de saúde. Na hora de escolher o plano de saúde, é necessário que o empregador e o departamento pessoal entendam que existem vários tipos de operadoras:
Seguradoras
São aquelas autorizadas especificamente pela ANS a oferecer seguro-saúde
Administradora de benefícios
Elas prestam serviços às empresas que contratam um plano de saúde privado para seus funcionários.
Administradora de planos
Como o próprio nome sugere, elas apenas administram, não detêm rede privada ou hospitais próprios
Autogestão
São planos de saúde das entidades, destinados aos seus próprios colaboradores ativos, pensionistas ou aposentados
Cooperativas
São planos privados de assistência médica e hospitalar
Medicina de grupo
Planos que não se encaixam nas categorias acima
Assim, ao conhecer as operadoras e as suas funções, você evitará que os gestores e o RH percam tempo entrando em contato e solicitando orçamentos para companhias que poderão, até mesmo, terem algum tipo de restrição junto à ANS.
2. Rede Credenciada
É preciso estar atento à rede credenciada de hospitais. Ela é um dos itens que mais impactam no valor do plano de saúde corporativo. Porém, não deixe de verificar se há opções próximas à sede do seu negócio e demais locais em que seus colaboradores estejam trabalhando.
3. Nível de reembolso
É o ideal contratar um plano de saúde empresarial que seja flexível e que permita a opção de reembolso – mas que também não tenham procedimentos muito burocráticos ou complexos -, pois é muito comum que um colaborador prefira realizar procedimentos médicos ou consultas com seu profissional de confiança – e que, talvez, o mesmo não esteja cadastrado na rede credenciada do plano.
4. Coparticipação
O modelo de coparticipação, ou seja, a cobrança de determinado valor para procedimentos utilizados dentro do plano, faz com que o funcionário tenha mais consciência na hora de marcar tais procedimentos e também costuma apresentar um valor reduzido na hora da contratação.
5. Plano compulsório
A opção de plano de saúde empresarial, normalmente, proporciona um valor individual melhor, mas que exige 100% dos colaboradores (incluindo os sócios), sejam beneficiados.
Entretanto, não se baseie apenas em valores na hora da contratação do seu plano de saúde empresarial, pois essa decisão impactará a longo prazo em suas políticas de RH. Sempre avalie os prós e contras e determine se tal modelo é o ideal para a sua organização.
6. Plano de adesão
Esse perfil de plano está atrelado a um sindicato ou associação empresarial e sua cobertura difere conforme o modelo escolhido se for o hospitalar ou o hospitalar/ambulatorial com obstetrícia. Os funcionários e sócios podem optar por entrar nele ou não e, dependendo da quantidade de pessoas que escolherem o plano (acima de 30 vidas), não haverá nenhuma carência na hora de contratar um novo plano ou trocar por outro.
7. Plano empresarial
Neste caso, a empresa financia o valor integral ou parcial de um convênio médico aos seus colaboradores. Aqueles que optam pelo benefício, podem estendê-lo aos dependentes, desde que seja permitido pelo programa contratado pela empresa junto à operadora.
Mesmo sabendo todos os passos citados acima, é preciso contar com uma consultoria especializada quando se trata de saúde.
Mesmo sabendo todos os passos citados acima, é preciso contar com uma consultoria especializada quando se trata de saúde.
E, para isso, a equipe da Impactare Seguros+ trabalha para atribuir conformidade nos planos da sua empresa com uma assessoria estratégica. A fim de incentivar boas práticas na cadeia produtiva, visando o bem-estar dos colaboradores.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre a nossa consultoria em saúde para a sua empresa.