Desde 2002, o movimento Outubro Rosa no Brasil tem sido uma oportunidade de democratizar informações sobre o câncer de mama e promover o diagnóstico precoce da doença.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022, cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama surgiram no país. Isso representa uma média de 43 mil mulheres a cada 100 mil.
Já em 2019, de acordo com Atlas de Mortalidade por Câncer, 18.295 pessoas morreram por causa da doença, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.
Sendo assim, nesse contexto, como a sua empresa pode ser uma aliada na conscientização sobre esse assunto?
Confira, no artigo de hoje, uma lista com 5 maneiras de prevenir os riscos do câncer de mama.
1. Consulte o médico regularmente
É importante estar com os exames em dia e ir ao médico sempre que possível. No caso do mastologista, é recomendado marcar uma consulta uma vez por ano.
Normalmente, as mulheres precisam consultar esse médico a partir da adolescência. Ao chegar aos 40 anos, a mamografia passa a ser um exame obrigatório todos os anos. Além do autoexame, essa é uma das maneiras eficazes de detectar o câncer de mama.
Com um plano de saúde empresarial, ter esse cuidado se torna ainda mais fácil.
2. Hábitos saudáveis
Manter uma alimentação equilibrada é um dos principais fatores que ajudam no bem-estar físico, especialmente para evitar doenças, como o câncer.
O indicado é evitar alimentos processados e comer mais frutas, verduras, legumes, oleaginosas e grãos. Além disso, ter uma rotina de atividades físicas, como caminhada, musculação ou a prática de um esporte, pode impactar positivamente a saúde dos colaboradores.
3. Autoexame das mamas
Por meio do autoexame, é possível identificar possíveis nódulos nas mamas ou axilas, alertando para uma mamografia de urgência.
Por isso, as colaboradoras precisam ficar atentas aos seus corpos. Pois, ao qualquer sinal de mudanças inesperadas, como secreções pelos mamilos ou mudança de cor da pele da área, o médico deve ser consultado.
É indicado que o autoexame seja feito uma vez por mês, por todas as mulheres a partir dos 21 anos, sete dias após a menstruação. Após a menopausa, o autoexame deve ser realizado a cada 30 dias.
4. Se possível, engravidar antes dos 30 anos
Ser mãe antes dos 30 anos reduz significativamente as chances de câncer de mama. Segundo estudos, mulheres que dão à luz depois dos 30 correm um risco 63% maior de desenvolver a doença do que aquelas que tiveram filhos aos 22 anos.
O motivo disso é que as células das mamas de mulheres que não engravidam antes dos 30 crescem mais rápido, aumentando a possibilidade de aparecer um tumor. Em mulheres com mais de 35 anos, por exemplo, essa mutação celular é mais comum.
Vale ressaltar que a amamentação também ajuda na prevenção do câncer de mama.
5. Não fume
Como já sabemos, o hábito de fumar traz diversos prejuízos ao corpo, assim como outros tipos de câncer, como o de pulmão e o de boca. No entanto, o cigarro pode levar ao de mama também, por causa de suas substâncias que causam alterações no organismo.
Reduza riscos com a Impactare
Quando diagnosticado precocemente, o tratamento contra o câncer de mama se torna mais eficaz. Por conta disso, é indispensável contar com acompanhamento médico e, principalmente, com um plano de saúde corporativo.
Além de permitir uma conversa com especialistas e tratamento adequado, também é uma maneira de incentivar cuidados preventivos com o corpo e a mente no dia a dia.
Com a Impactare Seguros, o seu negócio pode amparar seus colaboradores de um jeito mais completo com nossas soluções Saúde Integral.
Fale com nosso time de especialistas agora e conheça nossos serviços que reduzem riscos.