Atualmente, os planos de saúde são um grande atrativo para os novos postos de trabalho e para a retenção dos talentos. Desta forma, contratar um plano de saúde empresarial é uma excelente estratégia para despertar a atenção dos profissionais para a sua companhia.
De acordo com os recentes registros da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiários) em uma pesquisa de dados divulgada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), houve um aumento dos beneficiários de planos empresariais. Esses dados reforçam o estudo do IBOPE, o qual indica que “ser sócio de um convênio médico” é o 3º maior desejo dos brasileiros, ficando atrás apenas de educação e da casa própria. Sendo assim, destaca a vantagem competitiva das empresas que contam com planos de saúde.
Continue por aqui. Neste conteúdo, você encontrará tudo que precisa saber para contratar um plano de saúde na sua empresa e qual é o tipo que melhor atende a necessidade dos seus colaboradores. Acompanhe!
Como funciona um plano de saúde empresarial?
No Brasil, a contratação e comercialização de planos de saúde é regulamentada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e subdividida entre individual, familiar e coletiva.
O plano de saúde empresarial está na categoria dos planos coletivos, em que a empresa financia o valor integral ou parcial de um convênio médico aos seus afiliados.
São poucos os casos em que as empresas oferecem pagamento integral. Geralmente, as companhias optam por financiar parte do valor, enquanto o restante é pago pelo próprio funcionário.
Os colaboradores que optarem pelo convênio também podem estendê-lo aos dependentes, desde que seja permitido pelo programa contratado pela empresa junto à operadora. Um ponto de atenção é que, de acordo com a ANS, só podem ser incluídos como dependentes nos planos empresariais cônjuge ou companheiro, parentes de até 3º grau e parentes por afinidade (sogros).
Quanto ao tempo de carência, a ANS também prevê que nas empresas de até 29 beneficiários, esse período costuma variar com a exigência da operadora. No entanto, para casos de 30 ou mais beneficiários, os colaboradores podem ter direito à isenção se assinarem o contrato do seguro em até 30 dias após a sua admissão. Após esse período, a redução da carência cobrada fica a critério da negociação entre a empresa e a seguradora.
Para a contratação de um serviço de saúde, é fundamental identificar quais são os prazos de carência requeridos por cada operadora, já que são passíveis de variação. Contudo, de acordo com a ANS, as operadoras podem exigir de 1 até 300 dias de carência, dependendo do procedimento médico a ser realizado.
Quais são os serviços médicos incluídos em um plano de saúde empresarial?
Os serviços inclusos em um plano empresarial podem variar de acordo com os segmentos de assistência contratados pela empresa.
A legislação considera esses segmentos em cinco diferentes tipos. Conheça cada um deles:
1. Ambulatorial
A assistência ambulatorial cobre procedimentos feitos em consultórios ou clínicas, como consultas médicas, tratamentos, exames etc., bem como alguns especiais, como hemodiálise, quimio e radioterapia.
Entretanto, não inclui nenhum tipo de internação, a menos em caso de urgência, onde é limitada a 12 horas iniciais. Após esse período, todos os gastos adicionais devem ser custeados pelo usuário.
2. Hospitalar (Sem Obstetrícia)
A assistência hospitalar sem obstetrícia garante suporte a procedimentos de qualquer tipo (com exceção de apoio para parto), incluindo UTI, sem uso limite de internação. Porém, caso haja necessidade de atendimento emergencial dentro do período de carência, esse segmento assistencial também fica restrito a 12 horas iniciais de internação, com o custo adicional sendo de responsabilidade do beneficiário.
3. Hospitalar (Com Obstetrícia)
Nesse plano, além de cobrir diversos procedimentos, também conta com atendimento pré-natal e assistência ao parto. Assim como é garantido ao recém-nascido a atenção imediata nos primeiros 30 dias após o parto. E, em casos de acolhimento dentro do período de carência, continua, assim como os demais planos, o teto de cobertura de 12 horas para internação.
4. Referência
Este é um dos pacotes mais completos de planos de saúde. Sua assistência reúne atendimento ambulatorial e hospitalar-obstetrícia com acolhimento em enfermaria para internação, além de seu serviço emergencial ser integral e garantido 24 horas após a contratação.
É importante lembrar que, os benefícios para cada segmento são relativos à seguradora, já que a ANS estipula apenas as condições mínimas que as operadoras devem oferecer.
Por isso, avalie quais são as necessidades dos seus colaboradores para que possa atender e entender qual segmento é mais adequado para a sua empresa.
Para te ajudar nesse processo, conte com a Impactare Seguros+. Nascemos da ideia de apoiar as corporações com a melhor experiência em benefícios, a partir do nosso know-how que alia o equilíbrio físico e mental, elevando a qualidade de vida e rendimento dos profissionais.
Entre em contato com os nossos especialistas para entender o perfil da sua empresa e qual é o plano de saúde mais recomendado.