Você já deve ter se perguntado como reduzir a rotatividade de colaboradores — o famoso turnover —, não é mesmo?
Não apenas para minimizar custos, mas também para aumentar o bem-estar e satisfação dos talentos humanos da sua empresa. Afinal, isso impacta diretamente na saúde do negócio e das pessoas envolvidas.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita pela Robert Half, consultoria global de recrutamento especializado, o Brasil lidera o ranking mundial de rotatividade de funcionários.
Segundo os dados divulgados, o turnover aumentou em 82% desde 2010, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%. Entre os principais motivos para esse resultado, destacam-se a baixa remuneração, a falta de reconhecimento e motivação, e a preocupação com a manutenção do emprego a longo prazo.
Nesse sentido, ter um departamento de gestão de pessoas bem preparado é fundamental para melhorar esse panorama. Com isso, é possível alavancar resultados e ter menos rotatividade.
Para te ajudar com essa estratégia, confira a seguir o nosso artigo!
Como criar barreiras para a rotatividade de funcionários?
Como vimos, um alto índice de turnover pode enfraquecer a cultura da empresa e gerar diversos tipos de prejuízos.
Portanto, descobrir maneiras de evitar a evasão de colaboradores é uma ferramenta para o sucesso das táticas de RH. Mas, afinal, como fazer isso?
Veja 3 dicas para cuidar desse problema:
1. Tenha um plano de carreira consolidado
É indispensável, para o engajamento de colaboradores, que eles saibam como crescer dentro da empresa. Ter essa noção do caminho que deve ser trilhado ajuda na motivação e aprimoramento de competências.
Segundo pesquisas, uma parcela da população mais jovem se sente mais interessada por uma oportunidade de emprego quando há um plano de carreira claro.
2. Ofereça benefícios corporativos
Algumas empresas já notaram que oferecer benefícios é um ótimo jeito de melhorar a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores. Em alguns casos, os profissionais preferem receber mais benefícios do que um aumento de salário. Logo, eles são componentes essenciais para reduzir o turnover e atrair novos talentos.
3. Proporcione mais qualidade de vida
Ter ações focadas em gerar qualidade de vida para os colaboradores impulsiona a disposição deles. E isso pode ser feito com pequenos investimentos, como um ambiente de trabalho confortável com atmosfera leve, escuta ativa e equipamentos que otimizem as entregas.
Converse com a sua equipe e implemente a saúde integral
Considere bater um papo com seus colaboradores para entender quais são as reais necessidades deles. A partir dessa conversa, o RH terá uma base de informações que poderá ser usada para criar e implementar mudanças.
Sendo assim, agora que você já sabe algumas dicas para reduzir o turnover, fale com nosso time de especialistas e saiba como a Impactare pode ser uma aliada nesse processo.