Como já você deve imaginar, a maioria dos homens não tem o hábito de ir regularmente ao médico ou fazer exames. Muitas vezes, eles acabam ignorando sinais de possíveis doenças e procuram ajuda apenas quando sintomas mais graves aparecem. O resultado desse comportamento é que surgem empecilhos para cuidados preventivos e um diagnóstico precoce para o câncer de próstata, por exemplo.
Em 2019, por exemplo, segundo dados divulgados pelo Programa Nacional de Saúde (PNS), enquanto 82,3% das mulheres esteve no médico naquele ano, apenas 69,4% dos homens procuraram ajuda médica especializada. É por causa disso que campanhas como o Novembro Azul são fundamentais para promover a saúde masculina.
Confira no artigo de hoje como incentivar a prevenção ao câncer de próstata na sua empresa.
Por que estimular o cuidado com a saúde masculina no ambiente de trabalho?
Dar atenção à saúde e ao bem-estar dos colaboradores e preparar ações para ampliar a qualidade de vida deles têm sido estratégias adotadas pelos negócios de diversos segmentos. Afinal, os gestores de RH e demais líderes enxergam isso como um fator determinante para o sucesso.
Na saúde masculina, oferecer benefícios de saúde corporativa tem ajudado a diluir desafios como o machismo, a falta de informação e o preconceito com o exame de próstata.
Câncer de próstata: principais sinais e por que implementar ações preventivas
O câncer de próstata causa, em média, 15 mil óbitos por ano no país, sendo a segunda causa de morte por câncer entre os brasileiros do sexo masculino.
Um dos maiores problemas do estágio inicial é que não há sintomas, enquanto, no final, há micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen, dor no quadril, costas, coxas, ombros e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Em contrapartida, como falamos, empresas têm investido em maneiras de transformar a qualidade de vida dos funcionários. Nesse sentido, podemos ver que elas estão mais empenhadas em realizar campanhas de conscientização e prevenção. E vale ressaltar que isso é uma ótima notícia para o câncer de próstata, uma vez que 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura.
5 maneiras de conscientizar os colaboradores
Criar campanhas de conscientização nas empresas é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos para estimular o cuidado preventivo ao câncer de próstata. O Novembro Azul é um ótimo jeito de expandir o diálogo sobre esse assunto e desmistificar os tabus por trás dessa doença.
Veja a seguir 5 maneiras de conscientizar os colaboradores na prática:
1. Distribuir materiais sobre o tema
Seja digital ou físico, em folders ou e-mails informativos, é sempre possível disseminar informações essenciais para o diagnóstico precoce.
2. Criar rodas de conversa e espaços seguros
Uma iniciativa interessante é propor rodas de conversa mais intimistas, nas quais os colaboradores possam ouvir especialistas sobre por que se cuidar. Essas ações favorecem uma abordagem humanizada, incentivando boas práticas.
3. Incentivar cuidados para uma rotina mais saudável
É fato que a saúde provém de hábitos contínuos com a alimentação, saúde mental e a prática de atividades físicas.
Portanto, investir em benefícios que favoreçam o contato com psicólogos, academias, alimentação saudável e atividades físicas pode ser um diferencial.
4. Escolher um dia para que todos usem azul
Pode não parecer, mas a ação de escolher um dia para que todos usem a cor azul afeta positivamente a sensação de pertencimento e identificação dos colaboradores com a empresa.
Essa iniciativa pode impactar o dia a dia de todo o time. Para isso, podem ser distribuídos laços azuis e bigodes, que são marcas da campanha.
5. Oferecer um tempo para que o exame seja feito
Agora uma das coisas mais importantes é liberar os colaboradores para fazerem os exames. Nada melhor para incentivar os homens que trabalham na sua empresa a se prevenirem que liberar aqueles que precisam fazer exames para tirarem um período do dia e irem ao médico, não é mesmo?
Afinal, de nada adianta fazer todo o trabalho de conscientização se os mesmos não tiverem tempo de cuidar da saúde.
Faça os melhores planos de ação e melhore a saúde do seu time
Como você viu, investir em ações para cuidar da saúde masculina precisa estar no radar do seu negócio. Além de democratizar as informações sobre o câncer de próstata, durante o Novembro Azul, a empresa pode sempre criar novas formas de engajar seus colaboradores do sexo masculino e conduzi-los a uma qualidade de vida maior.
Portanto, oferecer um plano de saúde empresarial ajuda a facilitar a busca pela prevenção de inúmeros problemas.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba qual serviço da Impactare pode guiar a jornada da sua empresa até o próximo passo.