O plano de saúde é um dos principais investimentos de uma empresa, até porque é um dos recursos mais importantes para atrair a atenção de profissionais talentosos e contribuir para redução de custos das empresas.
Contudo, os preços dos convênios médicos no Brasil costumam ser elevados, o que acarreta mais despesas para os empregadores e os colaboradores. E, como já viu em nosso blog, há pacotes especiais para os planos empresariais.
Por isso, apesar de gerar um impacto positivo para a companhia, agregando valor competitivo na contratação e retenção de talentos, os preços propostos pelas operadoras podem ser uma barreira de acesso a esse tipo de recurso, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.
Entretanto, você sabia que é possível adequar o valor desses privilégios a partir da adoção de algumas práticas de gestão?
Isso acontece porque, a partir da contratação seletiva e bem definida das coberturas oferecidas pelo plano, ainda é possível conceder bons benefícios aos colaboradores, mesmo pagando menos, uma vez que se evita gastos com programas que, muitas das vezes, nem acabam sendo tão relevantes para o perfil dos profissionais.
Por isso, acompanhe algumas dicas de como reduzir os custos em um plano empresarial, oferecendo os mais recomendados para os seus colaboradores.
- Downgrade
Apesar de parecer óbvio, partir para o downgrade da sua cobertura pode ser uma boa opção quando a norma é reduzir os valores do seu plano de saúde empresarial.
Reavaliar o uso da rede credenciada e a abrangência dos benefícios propostos, por exemplo, são alternativas que culminam na diminuição do valor percentual e as quais não afetam tanto os recursos disponibilizados aos seus colaboradores.
É possível, também, reavaliar os procedimentos inclusos no seu plano, para verificar se são realmente relevantes para as necessidades da sua equipe, de forma a optar por uma alternativa mais acessível.
Entretanto, para fazer o downgrade, é preciso estar dentro das regras estabelecidas pela operadora, como o tempo de contrato e a utilização dos serviços. Porém, só é válido se o pedido for aprovado por ela.
- Promova uma política de check up ativa
O incentivo à ida periódica ao médico, para que seus colaboradores previnam e possam tratar os problemas de saúde, é um método bastante eficaz para reduzir os custos com as despesas clínicas.
Além de ser uma prática positiva para o bem-estar da sua equipe, também evita gastos com operações e procedimentos mais complexos, o que diminui a carga do valor pago pela empresa no plano mensal.
- Avalie o mercado regularmente
Estar atento à precificação das operadoras é muito importante para ponderar se o valor do seu plano de saúde empresarial atual atende o seu interesse. Isso porque, as condições de reajuste podem afetar bastante a quantia paga, fazendo com que, muitas das vezes, a contratação de outra operadora acabe sendo mais interessante do que continuar com a vigente.
- Utilize coparticipação
A coparticipação também pode ser uma estratégia adotada para reduzir os custos sem alterar tanto as coberturas oferecidas. Isso porque, nesse caso, cada colaborador tem uma participação direta na parcela do seu plano, atribuindo uma menor oneração tanto para a empresa quanto para o funcionário em si.
Por isso, é preciso bastante empenho para conseguir proporcionar um plano de saúde com um bom custo-benefício ao seu negócio. E, para isso, conte com a consultoria da Impactare Seguros+.
Reunimos as melhores estratégias e metodologias para incentivar o bem-estar dos nossos clientes da forma mais acessível.
Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre nossa forma de atendimento e expertise em saúde.