Atualmente, vemos pessoas cada vez mais interessadas em instituições que incentivem o seu desenvolvimento e estimulem um convívio agradável, facilitando uma comunicação mais eficiente entre os membros da equipe.
Nesse sentido, criar uma boa comunicação com o seu time é um fator essencial para quem busca garantir a satisfação e bem-estar entre seus colaboradores.
Afinal, através dela é possível alcançar não somente bons resultados em relação a produtividade da empresa, como motivar e engajar seus funcionários.
Talvez, por esse motivo, a escuta ativa tem sido uma das habilidades mais valorizadas no ambiente de trabalho atualmente, por se tratar de uma prática que demonstra interesse pelo ponto de vista do próximo.
Seja na construção de ideias ou no entendimento das dores que afetam a produtividade e o bem-estar no trabalho.
Vale ressaltar que a escuta ativa não significa ficar totalmente calado, mas, sim, questionar e demonstrar interesse pelo assunto proposto.
Por isso, esse tipo de habilidade vem sendo amplamente incorporada em empresas que buscam por uma liderança humanizada, uma vez que ferramentas como esta auxiliam diretamente para abrir canais de diálogos entre colaboradores e seus líderes.
Como esse tema ainda gera muitas dúvidas, vamos te apresentar os principais pontos sobre o papel da escuta ativa para uma liderança mais humanizada. Confira.
Quais os desafios da comunicação no trabalho?
A comunicação no trabalho é extremamente importante para o bom andamento de qualquer negócio, visto que as falhas na comunicação ainda são um grande obstáculo nas rotinas de diversas organizações.
Além disso, com novos modelos de trabalho surgindo com o home office e o trabalho híbrido, alguns ruídos se tornaram mais evidentes fazendo com que os gestores fiquem ainda mais atentos quanto à comunicação.
Já que, para atingir esses colaboradores, é necessário uma estratégia específica por parte dos responsáveis pela comunicação interna.
Como, por exemplo, a utilização de uma rede social ou de campanhas de endomarketing para que eles possam se manter conectados enquanto estiverem longe dos demais colaboradores da empresa. Desta forma, os líderes conseguem manter todo mundo informado e se sentido parte do time.
Além disso, segundo pesquisas de clima organizacional feitas em algumas empresas, as pessoas desejam receber mais feedbacks.
O que, sem dúvida ,é fundamental tanto para uma boa comunicação como para o desenvolvimento desses colaboradores, além de demonstrar a atenção dos gestores para o acompanhamento do trabalho.
Ainda segundo a mesma pesquisas, a ausência de colaboração e comunicação também atrapalhava na interação entre os colegas de trabalho, intensificando sentimentos como esgotamento e a desmotivação no trabalho.
Facilite e humanize a relação com os colaboradores com a escuta ativa
A capacidade de compreender as emoções e de se colocar no lugar do outro é uma habilidade muito útil em todas as áreas da vida, inclusive no ambiente de trabalho.
Afinal, como já mencionamos, entender as limitações e sofrimentos da sua equipe, pensar antes de falar e ouvir de forma ativa é essencial para manter um canal aberto de comunicação.
Desta forma, é possível criar um clima de trabalho mais agradável, além de favorecer a produtividade da equipe.
Nesse sentido, o caminho para desenvolver a escuta ativa dentro da sua organização é começar se concentrando em ouvir com atenção o que está sendo levado a você.
Ou seja, para colocar a escuta ativa em prática, é necessário fazer um esforço para abandonar outros pensamentos, colocar a empatia na frente, focar na mensagem que está sendo dita e entender exatamente o que ela significa.
Além disso, é crucial que, ao se propor a escutar o colaborador, você esteja livre de opiniões e preconceitos, já que começar um diálogo com um ponto de vista formado irá dificultar a compreensão do assunto e impedirá que você pratique a escuta ativa na sua essência, impedindo que adote uma postura compreensiva de fato.
Conheça os benefícios dessa abordagem
A prática da escuta ativa pode trazer uma série de benefícios quando bem executada.
Eles vão desde a melhoria no relacionamento com os colaboradores, além de uma liderança mais humanizada, até a redução de conflitos causados por falhas na comunicação.
Além desses benefícios a prática também pode oferecer:
- Melhora na relação com equipes e clientes.
- Maior clareza nos diálogos e redução de ruídos.
- Maior absorção de informações relevantes.
- Aumento da confiança entre ouvinte e interlocutor.
- Diminuição de conflitos internos.
- Desenvolvimento de empatia.
- Incentivo ao trabalho em equipe.
- Melhoria no clima organizacional.
Cultive equipes mais engajadas e inspiradas com feedbacks empáticos
Na hora de oferecer um feedback aos seus colaboradores, é indispensável se certificar de que as informações realmente irão ajudar no desenvolvimento dos membros da equipe.
Afinal, sabemos que muitas pessoas têm dificuldade de lidar com críticas, por isso é necessário encontrar a melhor forma de dar um feedback para que ele seja empático e assertivo.
O parecer deve ser feito assim que constatado sua necessidade para que a oportunidade não seja desperdiçada e o assunto não seja esquecido. Contudo, não deve ser algo exagerado ou agressivo, impedindo o ouvinte de se expressar.
Nesse sentido, para que o feedback seja assertivo, o líder deve sempre começar elogiando os pontos positivos que enxerga no colaborador.
Além disso, é preciso ouvir e respeitar as falas do colaborador de uma maneira que não pareça uma crítica negativa, para assim, evitar prejudicar a harmonia do ambiente e gerar desmotivação entre os funcionários.
Seja uma liderança mais humanizada com uma gestora de benefícios corporativos
Ao assumir o modelo de gestão mais humanizada, o líder consegue entender que seus colaboradores não são números. Afinal de contas, eles são seres humanos com interesses, imperfeições, preferências e necessidades.
A partir do momento em que são ouvidos e entendem que seus líderes estão de fato interessados em crescer junto com eles, essa relação se transforma.
Nesse momento, os colaboradores se tornam cada vez mais engajados e auxiliam ativamente para o bom funcionamento do negócio.
Dessa forma, a empresa ganha com o aumento da produtividade e os colaboradores encontram um ambiente onde podem evoluir e se desenvolver.
Afinal, pessoas satisfeitas são mais produtivas e contribuem para um maior alcance dos resultados.
Nesse sentido, oferecer benefícios pode indicar que sua empresa se importa com a equipe, criando uma cultura de confiança e impulsionando ainda mais seus resultados, já que o colaborador sentirá mais segurança e tranquilidade para trabalhar e gerar mais resultados para a sua empresa.
Agora que você já sabe qual é o papel da escuta ativa para ter uma liderança mais humanizada, fale com nossos especialistas e descubra como nossas soluções podem ajudar a sua empresa a obter mais resultados.